Ter um emprego não é simplesmente bater o cartão e fazer a tarefa que lhe foi designada, é preciso organizar a rotina de trabalho para ser uma pessoa mais produtiva e conseguir um crescimento profissional. Para isso, não basta ter força de vontade. Ser disciplinado e e conhecer algumas dicas de organização pode ser fundamental nesse processo.

Se é novo em um emprego, já pode começar fazendo o certo, mas, se você já está trabalhando há algum tempo, não desanime, ainda é capaz de organizar a rotina de trabalho e mostrar o bom profissional que pode ser.

Veja as dicas que separamos que ajudarão na sua produtividade e darão um empurrãozinho na sua carreira.

1. Organize o seu local de trabalho


Não importa se possui uma mesa, se trabalha no meio da operação ou no estoque, o seu local de trabalho precisa estar organizado. Comece retirando tudo o que não está relacionado com as tarefas que faz.

Às vezes, a posição em que os objetos estão distribuídos interferem na sua rotina. Deixe mais próximo os que usa com mais frequência e longe os que pouco utiliza. Ao se livrar desses extras e melhorar a disposição das coisas, não terá distrações e ganhará mais espaço para realizar as suas atividades.

2. Não deixe a bagunça se acumular


A organização do local de trabalho não deve ocorrer uma vez por ano, mas frequentemente, pois quanto mais bagunça tiver, mais difícil ficará.

Só que a desorganização não é apenas física, o serviço acumulado e até mesmo as conversas ao seu redor, quando não estão relacionadas ao trabalho, atrapalham na hora de organizar a rotina de trabalho.

Lembre que o seu espaço precisa ser calmo e tranquilo, isso ajudará para que não fique desorganizado.

3. Conheça as prioridades para organizar a rotina de trabalho


Se todos os dias precisa fazer as mesmas coisas, depois de um tempo você acaba se acostumando. Mas, se surgir um imprevisto, pode se confundir. Agora, se o seu cotidiano é bastante diversificado, fazer tudo o que precisa pode se tornar um problema e há o risco de deixar alguma coisa para trás caso não haja organização.

O ideal é ter as prioridades do dia anotadas e realizá-las na ordem que definir como mais importante.

4. Organize o seu tempo


Como você é capaz de saber se realizará todas as tarefas do dia? Só conseguirá responder se fizer um planejamento para organizar a rotina de trabalho, estipulando um tempo de duração para cada tarefa.

Depois de definir as prioridades, veja quanto tempo cada coisa tomará e organize na sua agenda para seguir o que organizou. Não esqueça de incluir um tempo para as pausas, pois, se não descansar um pouco, seu rendimento diminuirá e demorará mais do que o previsto para concluir as tarefas.

5. Limite seu horário de trabalho


Nem sempre existe a possibilidade de fazer horas extras. Mas, quando há, é comum ver as pessoas enrolando durante o dia ou adiando tarefas importantes e depois ficando até mais tarde para terminá-las.

Se deseja ter o seu tempo de descanso e distração, esqueça as horas extras. Organize a sua agenda para que possa trabalhar somente no horário normal de expediente; isso te deixará muito mais centrado e fará tudo o que precisa dentro do tempo previsto e sem enrolação.

6. Escolha suas ferramentas


Não importa o que faz, a sua ferramenta de trabalho pode te ajudar ou atrapalhar. Se fica conectada o dia todo no celular, incluir lembretes pode ajudar a fazer tudo o que precisa.

Caso necessite de acessibilidade devido à sua deficiência, pesquise e teste sobre as ferramentas e tecnologias! A acessibilidade adequada minimiza os esforços empregados para execução das atividades e proporciona independência e rapidez.

Se está no escritório, escolha softwares que automatizam o trabalho e deixem as coisas menos manuais. Se trabalha na produção, escolha as ferramentas que apresentam boas condições e não se esqueça dos equipamentos de proteção para não se machucar.

Ao escolher o instrumento de trabalho certo, ganhará tempo e conseguirá fazer as tarefas mais rápido. Então, antes de começar, pense no que pode te ajudar a ser mais produtivo e a organizar a rotina de trabalho.

Ao planejar as suas atividades, conseguirá ter um ambiente mais saudável e trabalhará menos estressado e sem distrações. Isso afeta na sua produtividade e faz com que se destaque como um bom profissional. Por isso, lembre que organizar a rotina de trabalho só trará ganhos, inclusive um possível crescimento profissional.

Agora que já sabe como organizar a rotina de trabalho, que tal saber como se posicionar no mercado?