São muitos os desafios que os profissionais com deficiência enfrentam diariamente para conquistar uma oportunidade de trabalho. A Lei Brasileira de Inclusão (n° 13.146) torna-se mais uma ferramenta para apoiar e garantir a inclusão destes profissionais no mercado de trabalho. Ela determina que empresas com mais de 100 funcionários precisam ter um percentual de colaboradores com algum tipo de deficiência.

Quem está em busca de uma oportunidade, muitas vezes não consegue concorrer para as vagas que surgem, pois nem sempre os recrutadores ou empresas estão preparados para incluir candidatos com deficiência nos processos seletivos.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), houve um aumento da empregabilidade das pessoas com deficiência (827 mil vagas abertas), porém, nem todas as oportunidades abertas foram preenchidas (403 mil contratações) e os motivos podem ser os mais diversos: não há candidato com perfil técnico necessário, falta de acessibilidade e ou de desenvolvimento da cultura de inclusão na organização, dentre outros.

Se você está à procura de uma nova oportunidade de trabalho existem diferentes maneiras de encontrar vagas para pessoas com deficiência. Veja algumas delas:

Cadastros em sites de empregos

Quem tem acesso à internet sabe que existem diversos sites que reúnem vagas de emprego, muitas vezes em todo o país. Alguns permitem o cadastro do currículo gratuitamente para concorrer às oportunidades. É possível concorrer a todas as vagas disponíveis, como também se cadastrar apenas nas vagas que são exclusivas para pessoas com deficiência.

Agências de emprego

As consultorias ou agências de emprego costumam prestar serviço para diferentes empresas e reúnem um grande número de vagas. É possível concorrer a uma vaga específica ou deixar o currículo à disposição para uma oportunidade que venha surgir.

Essas agências, em algumas situações, oferecem vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Nos últimos anos, houve uma evolução em relação à seleção e às oportunidades, abrindo possibilidades para cargos iniciais até gerenciais.

Posto de atendimento ao trabalhador

Esse é um serviço público, normalmente disponibilizado pelas prefeituras. Os postos de atendimento recebem as vagas das empresas e, quando o candidato corresponde ao perfil desejado, é encaminhado para uma entrevista. A concorrência costuma ser bastante grande; para facilitar é desejável que o candidato chegue cedo.

Entregar currículo pessoalmente

Colocar a pasta com currículo debaixo do braço e distribuí-lo nas empresas e agências ainda funciona bem, apesar de parecer ultrapassado. A questão é que é preciso se deslocar até os locais e isso pode tomar tempo e dinheiro.

Nesse caso, vale pesquisar quais são as empresas que estão contratando no momento para não perder tempo. Outro ponto a ser avaliado é se o currículo realmente chegará nas mãos do recrutador. Às vezes é preciso deixá-lo na portaria e o documento acaba se perdendo.

Pedir indicação

O famoso QI (Quem Indica) tem garantido muitas contratações. Só que para ser indicado por um conhecido é preciso pedir a essa pessoa que leve o seu currículo e dê boas referências.

Algumas empresas preferem contratar apenas por indicação, o que pode ser uma grande vantagem. Porém, o currículo pode ficar esquecido se não houver uma vaga aberta.

A dica é sempre informar aos conhecidos quando estiver em busca de uma oportunidade e solicitar que verifiquem na empresa que trabalham se há vagas para pessoas com deficiência.

Consultorias especializadas em vagas para pessoas com deficiência

As consultorias especializadas em vagas para pessoas com deficiência podem ser a opção mais interessante de todas. Por conhecer bem do assunto e ter seu foco voltado para os profissionais, uma consultoria especializada consegue dar suporte melhor ao candidato e oferecer vagas que estejam adequadas às suas habilidades.

Outra grande vantagem dessas consultorias é que elas não apenas oferecem as vagas como também ajudam a empresa no desenvolvimento e conscientização do programa/cultura de inclusão. A contratação deixa de ser feita apenas para preenchimento de cota e passa a ser motivada pela contribuição que os candidatos podem trazer para a organização.

Quem está em busca de vagas para pessoas com deficiência tem diversos caminhos para encontrar um novo emprego. A recomendação é encaminhar o currículo para várias oportunidades que estejam condizentes com o cargo que almeja. Sempre que possível, opte por consultorias especializadas, a fim de garantir que o processo seletivo seja realizado por profissionais inclusivos e especializados no tema.

Quer conhecer uma consultoria que disponibiliza vagas para pessoas com deficiência? Acesse o site da Talento Incluir e aproveite para cadastrar o seu currículo.