A entrevista de emprego por vídeo é cada vez mais utilizada pelas empresas, pois permitem que os recrutadores conheçam os candidatos sem que haja a necessidade deles se deslocarem até a empresa.

A questão é que ela não pode ser confundida com uma conversa informal pela internet, trata-se da oportunidade de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Devido a isso é preciso que se tenha uma postura adequada para que você, como candidato, seja bem avaliado e conquiste a vaga.

Se não quer errar, veja como se comportar em uma entrevista por vídeo e saiba em que os entrevistadores estão prestando atenção.

Confira os equipamentos com antecedência 

Antes de começar a entrevista de emprego por vídeo é preciso conferir se todos os equipamentos estão funcionando. Veja se a câmera está captando a imagem e se ficará centralizado nela, afinal, o foco é você e não o que está ao fundo.

O microfone deve estar com um volume adequado para que o entrevistador possa ouvir e as caixas de som com o volume ajustado de forma que não dê retorno. Veja se o computador ou smartphone que será usado não possui outros programas abertos que possam interferir ou interromper a videoconferência.

Escolha um local tranquilo para fazer a entrevista de emprego

O local em que você estará precisa ser tranquilo. Isso significa que não pode ter pessoas passando a todo o momento, filhos chamando ou animais de estimação querendo aparecer na câmera.

Veja também se o barulho externo não incomodará. Se estiver alto, feche as portas e janelas do ambiente para que tenha o mínimo possível de ruído. Os sons podem atrapalhar a conversa e dificultar o entendimento do entrevistador, o que pode te eliminar do processo.

Deixe a alimentação para outro momento

O entrevistador não está marcando um almoço ou lanche; ele agendou uma entrevista de emprego por vídeo. Portanto, na hora em que for começar, nada de pegar alguma coisa para comer ou beber.

O horário da entrevista está programado, por isso, será possível se organizar para fazer a sua refeição antes ou depois, e não durante esse período.  

Mantenha uma conversa que não seja monossilábica

Se você fala ao telefone apenas respondendo “Tá”, “ok”, “sim” e “não”, saiba que essa não é uma situação para ter uma conversa de poucas palavras. Na entrevista de emprego por vídeo o recrutador precisa saber mais sobre o candidato e você precisará relatar as suas experiências e conquistas.

Faça com que a conversa flua bem, não se limite apenas a responder o que foi questionado, vá além. Surpreenda dando exemplos de situações que já vivenciou e deixe as respostas bastante completas.

Vista-se de forma adequada

Mesmo que não esteja na presença de um recrutador e na empresa que pretende trabalhar, o seu profissionalismo deve ser demonstrado a todo o momento. Se informe sobre o ambiente de trabalho da organização e qual a vestimenta adequada.

Na entrevista, coloque uma roupa que combine com o local que pretende trabalhar, penteie o cabelo e esteja bem apresentável. Mesmo estando no conforto da sua casa, se pretende conquistar um emprego, deve agir como se já estivesse na empresa.

Fique atento para não se distrair

Qualquer distração pode fazer com que você perca o foco e não será nada agradável pedir para o recrutador repetir a pergunta ou deixar ele notar que não é o centro das atenções. A escolha do ambiente e fechar outros programas no computador podem ajudar.

Além disso, não deixe objetos próximos que possam parecer mais interessantes. Se for o caso, tenha apenas seu currículo em mãos para esclarecer alguma possível dúvida do recrutador e não esquecer nenhuma informação importante.

Sente-se com uma postura ereta

Nada de ficar largado na cadeira. A sua postura pode falar muito sobre você e o seu real interesse na vaga. Opte por uma cadeira que possua encosto e seja confortável, dessa forma será mais fácil manter a postura ereta, ficar melhor posicionado na câmera e atento à conversa. Sentar desleixado pode dar sono e fazer com que se distraia e isso irá te atrapalhar.

Comportando-se de forma adequada em uma entrevista de emprego por vídeo é mais fácil chamar a atenção do recrutador de forma positiva e aumentar as chances de conquistar a vaga. Entretanto, não se pode esquecer de mostrar todo o seu potencial como profissional, pois a câmera será apenas uma aliada, o diferencial é a sua capacidade.

Quer conhecer oportunidades de emprego e quem sabe participar de uma entrevista de emprego por vídeo? Consulte as vagas da Talento Incluir.