A famosa frase: “O trabalho dignifica o homem” expressa bem a importância que essa atividade tem na vida de todos. É possível perceber os benefícios do trabalho para pessoas com deficiência ao comparar um profissional que está empregado com um que está em busca de oportunidade.

O “colocar a mão na massa” é importante para garantir uma renda financeira, mas os ganhos não se resumem a isso. O dinheiro é apenas parte do que se pode usufruir com um emprego.

Benefícios do trabalho para pessoas com deficiência

Os ganhos para uma pessoa que trabalha podem ser notados na mudança de rotina e de comportamento. Eles são amplos e podem ser sociais, psicológicos ou físicos. Entenda porque é importante estar ativo e ter um emprego.

Se integrar melhor à sociedade

Devido a falta de conhecimento, a sociedade ainda tem preconceito em relação as pessoas com deficiência. Um dos benefícios do trabalho é poder mostrar que uma limitação não é sinônimo de impedimento para a realização das tarefas.

O trabalhador passa a conviver com outros indivíduos e interagir, a convivência permite que o preconceito seja minimizado e que se conheça novas pessoas que o respeitam. 

Ter recursos financeiros próprios para investir em aperfeiçoamento

Um dos impasses de quando se busca uma oportunidade de emprego é a falta de qualificação profissional. Quem está trabalhando consegue ter uma renda própria e essa pode ser investida em prol da capacitação e aperfeiçoamento, além de outras despesas.

Dentre os benefícios do trabalho para pessoas com deficiência está também a oportunidade de aprender e fazer cursos que sejam de interesse do trabalhador. Eles ajudam a melhorar o conhecimento e desenvolve habilidades muitas vezes desconhecidas que, por sua vez, podem ajudar a conquistar um crescimento profissional e uma melhor remuneração.

Custear um plano de saúde

As políticas públicas de saúde muitas vezes são ineficientes e deixam de fornecer todos os cuidados que se precisa. Os trabalhadores com deficiência têm a oportunidade de custear um plano de saúde, podendo ele ser fornecido pela empresa ou contratado de forma individual.

O acesso aos cuidados com a saúde são facilitados, sendo possível se consultar com profissionais especializados, ter acesso à moderna tecnologia médica e a tratamentos diferenciados, esses fatores contribuirão para aumento da qualidade de vida.

Ser economicamente ativo

A remuneração em troca de trabalho permite que um dos benefícios seja tornar-se economicamente ativo. As pessoas  passam a utilizar o dinheiro para suas necessidades e vontades e também para ajudar seus familiares, permitindo a realização de alguns sonhos.

Com isso, o profissional ajuda a movimentar a economia e de alguma forma contribui para abrir caminho e incentivar outras pessoas com deficiência.

Ganhar em qualidade de vida

Um dos maiores benefícios do trabalho para pessoas com deficiência é em relação ao ganho da qualidade de vida. Os profissionais se sentem mais independentes e passam a expandir o seu convívio social. A motivação para realizar outras atividades aumenta, a pessoa se torna mais ativa, isso também influencia no corpo, melhorando as condições físicas.

A autoestima melhora com as realizações e com as conquistas profissionais. Nesse quesito, os ganhos são psicológicos, pois os trabalhadores se sentem úteis e entendem que podem contribuir com os demais.

Senso de identidade

Dificilmente uma pessoa que não trabalha nem estuda consegue se apresentar com alguma ocupação. Isso faz com que ela se sinta desconectada do mundo e não consiga se encaixar no contexto social.

Por outro lado, quando se tem uma ocupação ganha-se uma identidade. A partir daquele momento é possível ser a atendente, o montador, o analista ou ser uma profissional que ocupa algum cargo.

Os benefícios que o trabalho proporciona na vida das pessoas com deficiência são inúmeros e fazem com que a pessoa se sinta mais capaz e realizada. No final, não é só o trabalhador que se beneficia por ter respeitado o seu direito de inclusão. A sociedade também ganha, por contar com bons profissionais.

Se você deseja fazer parte do mercado de trabalho, conheça as oportunidades que a Talento Incluir oferece.