A acessibilidade e diversidade são temas que precisam ser abordados e fazer parte da rotina das empresas, por isso, conseguir aprovar o projeto de inclusão é uma tarefa que precisa ser realizada. Nem sempre será fácil para a liderança lidar com as mudanças propostas e aceitá-las, o que traz a necessidade de realizar um trabalho paralelo ao projeto.

Muito além de elaborar um programa bem feito, é necessário que a liderança compre a ideia e consiga investir nela.

Ações para aprovar o projeto de inclusão

Ter uma ideia aprovada exigirá que sejam adotadas medidas capazes de vendê-la e que mostrem a importância do que está sendo apresentado. Veja algumas ações que podem contribuir:

Conheça as prioridades da empresa

Saber qual a missão e valor da organização pode ajudar a aprovar o projeto de inclusão, principalmente quando esses estão alinhados com a diversidade. Demonstre que o projeto contribui com a empresa, que pode fortalecer os seus objetivos e elucidar a cultura organizacional.

Pense nas finanças

Para aprovar o projeto de inclusão, será preciso mostrar que ele pode trazer ganhos financeiros e se houver a necessidade de investimento, ele será recuperado. Apresente números de outras empresas apontando esses ganhos que podem ser diretos ou indiretos.

Por exemplo, uma empresa com um projeto voltado à inclusão possui uma baixa rotatividade de colaboradores, o que impacta no número de demissões e desligamentos e gera uma grande economia para a organização.

Aponte os benefícios da inclusão

Mostre que aprovar o projeto de inclusão não significa apenas contratar colaboradores com deficiência para se adequar à legislação. Ganhos como equipes mais colaborativas, melhora na infraestrutura, bom clima organizacional e aumento da produtividade devem constar no projeto.

Uma comparação entre o cenário atual e projeções futuras após conseguir aprovar o projeto de inclusão pode ser uma boa forma de convencer a liderança dessa importância.

Tenha ajuda de uma consultoria

Tudo o que é novo fica mais fácil quando se tem a ajuda de alguém ou uma empresa com experiência no assunto que pode guiar os seus passos. Ter uma consultoria especializada em inclusão pode contribuir com a elaboração do projeto, dar dicas, auxiliar na apresentação e implementação.

Além disso, aprovar o projeto de inclusão fica mais fácil e traz mais credibilidade quando se tem uma parceria renomada e conceituada. Os líderes aceitam melhor as ideias e a resistência diminui.

Adeque a linguagem aos líderes

Muitos dos projetos apresentados em uma empresa acabam sendo rejeitados ou mal aceitos por falta de entendimento. Nem todos os líderes entendem o que é a inclusão e acham que se trata apenas de contratar pessoas com deficiência para atingir a lei de cotas.

É necessário que se explique de uma forma que todos possam compreender, desde o conceito mais básico até o seu funcionamento na prática. Quebrar pré-conceitos e esclarecer todas as dúvidas é uma etapa desafiadora e necessária para que se tenha sucesso no projeto.

Contorne as objeções

Mesmo após explicar e esclarecer dúvidas, é comum que haja resistência de alguns líderes para aprovar o projeto de inclusão. É preciso estar preparada para contornar todas as objeções que possam surgir.

Respostas firmes e com embasamento em números e outros cases de sucesso devem ser utilizadas para que não restem dúvidas de que a proposta apresentada trará ganhos para toda a organização.

Demonstre que os líderes não estarão sozinhos

Um grande receio dos líderes pode ser o de se sentirem desamparados após o projeto ser aprovado e não saberem lidar com determinadas situações. Demonstrar que a aprovação do projeto de inclusão é só a primeira etapa pode acalmar os ânimos.

Contemplar um suporte para os gestores e evidenciar que a todo momento terão o suporte de outras áreas, como o recursos humanos, para lidar com a nova situação, também deixará todos mais confortáveis.

Conseguir elaboras estratégias e cativar os líderes garante mais sucesso na hora de aprovar o projeto de inclusão. Por isso, evidenciar todos os ganhos que serão obtidos ao se colocar o projeto em prática pode ser o diferencial entre conseguir o sim ou o não.

Quer mais ajuda para aprovar o projeto de inclusão na sua empresa? Entre em contato com a Talento Incluir e saiba como podemos te auxiliar nesse trabalho.