A busca por uma oportunidade de emprego inclui passar por uma seleção e conquistar a posição caso seja aprovada. Para ter sucesso nessa etapa existem dicas para processo seletivo que podem ajudar os candidatos a se saírem bem.

Quem está concorrendo a uma vaga deve se preparar antes mesmo de começar a enviar o currículo, dessa forma terá mais chances de obter sucesso. O que pode fazer a grande diferença são as atitudes e a forma como você se coloca, por isso é necessário estar atento a tudo.

Dicas para processo seletivo que ajudam na aprovação 

Não existe uma regra de como será a seleção de uma empresa, pois cada uma adota métodos diferentes. Mas todas têm o objetivo de selecionar os melhores candidatos. Se você quer ter destaque, confira a seguir as dicas para processo seletivo que são válidas em qualquer situação.

Tenha um currículo objetivo

O selecionador dificilmente dará atenção a um currículo com várias páginas. Isso se torna inviável diante do número de candidatos. Faça um que inclua as suas qualificações, cursos e experiências anteriores de forma breve, mas que ao mesmo tempo permita saber um pouco mais sobre quem está se candidatando. Nunca invente informações apenas para se destacar, elas serão facilmente desmentidas em uma entrevista.

Atenção ao português

Erros de grafia ou até mesmo de fala podem desclassificar um candidato, principalmente quando a vaga exige um nível de escolaridade mais alto. Por isso, muita atenção na hora de escrever. Se você não souber a grafia da palavra, substitua-a por um sinônimo. Antes de falar, pense. E se, por acaso, cometer alguma gafe, se desculpe e corrija, isso mostrará que você sabe a forma correta.

Cuidado com a linguagem corporal

O seu corpo fala e pode dizer muito sobre o que está sentido. Balançar os pés, braços ou dedos constantemente demonstra nervosismo. Não olhar para o entrevistador pode indicar timidez ou até mesmo falta de interesse.  Busque relaxar para se sentar com uma postura correta e evite desviar olhares ou ficar de braços cruzados.

Use roupas adequadas

Na hora de se vestir, não opte pela primeira peça que aparecer na sua frente. Busque conhecer a cultura da empresa e de que forma os profissionais se vestem para comparecer com uma roupa adequada. A melhor maneira de escolher o seu vestuário é imaginando que já está contratada e que está indo para o trabalho.

Conheça a empresa

Não há nada mais contraditório do que um candidato falar que tem vontade de trabalhar na empresa e não saber nada sobre ela. É importante conhecer um pouco sobre ela, até mesmo para saber se o seu perfil profissional combina com a cultura corporativa. Busque informações na internet ou com conhecidos sobre os negócios e o que mais conseguir. Quando alguma pergunta a respeito for feita, estará preparada para respondê-la e justificar os motivos pelos quais a vaga deveria ser sua.

Ilustre suas respostas com situações reais

O entrevistador está buscando te conhecer e quanto mais informações fornecer será melhor. Uma das dicas para processo seletivo, mais precisamente para a entrevista, é sobre quando for questionada sobre um ponto positivo seu. Não apenas responda qual seria, comente sobre uma situação ocorrida que possa justificar o que está falando. O mesmo é válido para experiências profissionais. Só tenha atenção para que a história não fique longa e cansativa.

Esteja preparada para tudo

Saiba que cada empresa usará um tipo de avaliação diferente e algumas exigem um pouco mais de exposição, como realizar uma dinâmica em grupo. Outras preferem fazer perguntas inovadoras para que possam testar o seu raciocínio lógico. Não importa qual seja a metodologia, esteja pronta para participar do que for proposto e encarar com o objetivo de ser aprovada.

Confie em você

É muito importante que saiba da sua capacidade e que poderá usá-la para desenvolver bem as funções do cargo para o qual está se candidatando. Quanto mais acreditar em você, mais transmitirá a imagem de uma pessoa segura e confiante, e é exatamente isso o que as empresas buscam. 

Tenho uma deficiência. Devo falar na entrevista?

A deficiência não traduz a capacidade do profissional. Ter uma deficiência significa ter limitação em uma ou mais funções do corpo, que deficiência pode ser: física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Relatar a deficiência de forma clara ajudará o entrevistador a entender melhor sobre suas limitações e possibilidades, como também esclarecer se existe necessidade de adaptações e acessibilidade.

Seguindo essas dicas para processo seletivo você já terá algumas vantagens perante os outros candidatos. Não se esqueça de se capacitar com frequência e buscar por empresas especializadas em seleção para ter mais pontos a seu favor.

Agora que sabe das dicas para processo seletivo e como se sair bem, saiba o que você deve evitar fazer em uma seleção de emprego.