As organizações buscam a diversidade para que promovam ideias criativas e gerem um ambiente de trabalho agradável. Entretanto, em alguns casos muitas empresas não estão preparadas para lidar com o seu atual e futuro público interno, precisando contar com uma consultoria para auxiliar neste processo.

Ao optar por ter uma ajuda especializada, elas se beneficiam e os ganhos se estendem aos colaboradores e clientes.

Consultoria para profissionais com deficiência: vantagens para empresas

Ao contratar uma consultoria para profissionais com deficiência, as empresas se estruturam melhor e conseguem ter resultados positivos como os listados a seguir.

1. Receber treinamentos voltados às necessidades da empresa

As empresas podem contar com treinamentos que orientem os colaboradores, capacitando-os para receber os novos colegas de trabalho e conscientizando as equipes. As orientações recebidas permitirão que se crie um ambiente mais receptivo e acolhedor ao mesmo tempo em que haverá incentivo à diversidade.

A diretoria, presidência e demais lideranças serão incluídas nesse processo, o que é muito positivo. Pois, quando existe o envolvimento de altos cargos, tem-se mais chances de sucesso. Para esse grupo específico, além de treinamentos que orientem e esclareçam dúvidas, uma consultoria para profissionais com deficiência apresenta dados legais e estatísticas para reforçar a importância da inclusão e conseguir uma ação TOPDOWN.

2. Ter um processo adequado aos profissionais com deficiência

Muitos recrutadores não sabem como realizar um processo seletivo com candidatos com algum tipo de deficiência. Isso pode ocorrer devido a muitos fatores, dentre eles: despreparo, falta de conhecimento para lidar com os diversos tipos de deficiência, preconceito e também falta de acessibilidade, pois em alguns casos há necessidade de rampas, elevadores e dinâmicas ou provas adaptadas.

A consultoria para profissionais com deficiência sabe como lidar com essa situação e não apenas pode conduzir o processo seletivo como também auxiliar os profissionais de RH a se prepararem para realizar essa atividade sozinhos no futuro.

3. Obter uma análise de acessibilidade

A acessibilidade é fundamental para acolher os profissionais que apresentam alguma limitação, entretanto, não basta colocar uma rampa de acesso e achar que é suficiente. É preciso que seja feito um estudo considerando os diversos tipos de deficiência e garantindo que qualquer pessoa possa trabalhar em um local adequado.

Essa análise pode ser realizada por uma consultoria que conhece as normas e possui mais expertise para apontar as melhorias que serão necessárias. Em pouco tempo é possível receber um estudo e realizar as alterações apontadas.

4. Preparar-se para atender consumidores com deficiência

A maioria das empresas se prepara para lidar com o cliente, porém, se esquece que existem necessidades diferentes. Os colaboradores devem estar preparados para receber os consumidores com deficiência com respeito e naturalidade, o que deve resultar em excelência em atendimento.

Consultoria para profissionais com deficiência: vantagens para candidatos

 Em sua grande maioria, os candidatos se sentem mais acolhidos em processos seletivos conduzidos ou intermediados por uma consultoria especializadas em seleção de profissionais com deficiência. As vantagens são notadas já no início do processo. Confira.

5. Participar de um processo seletivo transparente e inclusivo

Uma consultoria para profissionais com deficiência, como a Talento Incluir, conduz o processo de forma que os candidatos compreendam cada etapa do processo e o que está sendo esperado deles.

A condução da seleção ajuda os profissionais para que eles se sintam mais confiantes e entendam que sua deficiência não é um impeditivo para que estejam ativos no mercado de trabalho.

6. Apoio em todas as etapas do processo  

Os candidatos têm as suas deficiências respeitadas e são recebidos tanto no processo seletivo como na empresa da forma adequada a sua necessidade. Os concorrentes às vagas se sentem confortáveis e quando aprovados são ambientados com a futura equipe de trabalho.

Além disso, a consultoria para profissionais com deficiência pode realizar um acompanhamento periódico durante os primeiros meses para que gestores e colaboradores sejam integrados e amparados quando necessitarem.

Outro ponto em que uma consultoria consegue auxiliar é em relação ao laudo, orientando sobre a lei de cotas e as informações necessárias que precisa contemplar no documento.

Ter uma consultoria para profissionais com deficiência para apoiar empresas permite que o processo seja mais organizado e se consiga uma infraestrutura adequada. Já os colaboradores são avaliados por suas qualidades, sem que sejam julgados por suas limitações.

Para conseguir usufruir dessas e outras vantagens de uma consultoria para profissionais com deficiência, aproveite para visitar o site da Incluir Talento e saiba mais.