Existe um movimento que vem transformando a sociedade e permite que cada vez mais as pessoas com deficiência possam ter autonomia. A inovação em acessibilidade vem para facilitar a inclusão e oferece recursos que podem fazer a diferença.

São diferentes empresas de variados setores que têm investindo em serviços e produtos inclusivos e que sejam úteis. A inovação em acessibilidade tem surgido em todo mundo e para que você possa conhecer um pouco mais sobre o que vem sendo desenvolvido, separamos alguns projetos.

Mapas acessíveis


Nos Estados Unidos, na cidade de Seattle, está em uso o AccessMap. Ele é um aplicativo criado pela Universidade do Centro para Tecnologia Acessível de Washington e mostra quais são as melhores rotas para pessoas com deficiência. Há um recurso que permite que sejam aplicados filtros conforme a preferência do usuário.

Construções com desenho universal


Em Singapura, a preocupação é com o acesso às construções, isso porque, além das pessoas com deficiência, a população está envelhecendo e tem dificuldade para se locomover.

A solução para a questão foi definir normas para as construções que incluem o desenho universal. É preciso que as escadas tenham corrimão dos dois lados, espaços livres para a circulação sem barreiras como colunas, balcões com altura adequada, indicação em braile, entre outros.

Tapete para inovação em acessibilidade


A montadora Ford está desenvolvendo um acessório que poderá ajudar os cadeirantes a se locomoverem pelas cidades. O item ainda é apenas um protótipo e deve ser acoplado no EcoSport.

O tapete do porta-malas vira uma ferramenta móvel que pode ser levada com o cadeirante na parte de trás da cadeira de rodas. Quando há desníveis, o tapete pode ser aberto e usado como rampa, suportando um peso de até 240 quilos.

Ele ainda é equipado com sensores e um microprocessador para que os dados de uso sejam enviados para o smartphone do usuário. Assim, os pontos inacessíveis poderão ser mapeados.

TV com LIBRAS


Já existem alguns programas de televisão que contam com intérprete de LIBRAS e legendas. Entretanto, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP) lançaram uma programação que conta com esses recursos 24 horas.

A TV INES funciona na web por streaming, tem uma grade variada e visa trazer a inovação em acessibilidade permitindo que pessoas com deficiência possam acompanhar o canal.

Escavadeira para profissionais com mobilidade reduzida


A inclusão de trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho muitas vezes é limitada por falta de equipamentos adequados para a realização das mais diversas tarefas.

A New Holland investiu na inovação em acessibilidade e criou uma escavadeira que permite que pessoas com mobilidade reduzida possam dirigir a máquina. A escavadeira conta com uma plataforma de elevação e um joystick que comanda os movimentos necessários para realizar o embarque/desembarque e o acesso a cabine até a poltrona do operador. Suportes de mão e dispositivos internos foram reposicionados, preservando os atributos de espaço interno e ergonomia

Tour para cadeirante em Machu Picchu


Um dos grandes desafios para os viajantes com deficiência é conseguir acomodações e realizar passeios que sejam adaptados. O famoso destino de Machu Picchu é um local bastante visitado, porém, a cidade de pedra no alto das montanhas tem difícil acesso.

Uma agência de viagens desenvolveu um tour que permite que cadeirantes realizem o passeio com transporte adaptado e equipamentos que permitem a circulação pelo local. É uma espécie de cadeira de rodas especial que consegue andar sobre as pedras. É necessário ter um auxílio na locomoção, mas isso pode ser assegurado pelos guias da agência.

Parque aquático para pessoas com deficiência


Os parques aquáticos são espaços para se divertir, porém, frequentadores com deficiência nem sempre conseguem aproveitar as atrações. No Texas, Estados Unidos, foi inaugurado o Morgan’s Inspiration Island, que conta com inovação em acessibilidade.

As atrações são acessíveis para pessoas com deficiência visual, cadeirantes, pessoas com déficit cognitivos, dentre outros. O parque disponibiliza cadeiras de rodas aos visitantes e pulseiras de alta-tecnologia que permitem localizar quem possa se perder com facilidade.

Academia adaptada para cadeirantes


Os cadeirantes do Rio de janeiro já podem se exercitar em uma academia pensada para eles; ela está instalada no Maracanã e a prefeitura já tem planos para mais dez em diferentes pontos da cidade.

Os espaços ficam ao ar livre e têm rampa de acesso para os equipamentos. Os aparelhos são adaptados com barras baixas e largas que permite que uma pessoa em cadeira de rodas possa utilizar. A ideia é que sejam exercitados os membros superiores.

Rampa para passageiros


Com o objetivo principal de tornar eficiente o acesso ao avião, a companhia aérea Gol desenvolveu uma rampa coberta que facilitará o embarque e desembarque de passageiros em suas aeronaves em posições sem ponte de acesso ao terminal (finger). Esta rampa beneficiará todos, sejam pessoas com mobilidade reduzida, idosos pessoas com crianças de colo e passageiros que carregam bagagens.

São muitas as invenções que buscam inovação em acessibilidade e todas elas podem melhorar a vida das pessoas com deficiência. As empresas que investem em recursos que permitam a inclusão contribuem para melhorar a sociedade.

Quer saber mais sobre inovação em acessibilidade e projetos para pessoas com deficiência? Leia os artigos no blog da Talento Incluir.