É importante que, antes de sair em busca de uma nova vaga, você se prepare e, acima de tudo, aprenda a tirar proveito das ferramentas que podem aumentar a visibilidade do seu perfil perante as empresas.
1. Mantenha seu laudo médico detalhado e atualizado: Para profissionais que buscam uma oportunidade através de lei de cotas, é necessário ter um laudo médico de no máximo 3 meses. É importante também descrever todas as sequelas e limitações, além do número do CID. No caso dos exames de audiometria o prazo é de até 1 ano.
Na maioria dos casos, a verificação do enquadramento da deficiência é feita pelo laudo médico que é apresentado pelo candidato, antes do exame médico admissional, por isso, é importante que todos os detalhes estejam descritos, assim o médico avaliador conseguirá entender as sequelas e capacidades laborais conforme a lei solicita.
DICA DE OURO: Caso não tenha plano de saúde, sugerimos buscar pela assistente social na própria unidade pública de saúde e explicar a sua situação, que está em busca de um laudo médico para que possa ser avaliado para as vagas de trabalho para PcD.
2. Mantenha os seus dados de contato sempre atualizados, telefones e e-mail. Fique atento (a) as ligações e sempre que possível retorne o contato.
3. Revise seu currículo sempre que for necessário e, se possuir mais de um objetivo profissional em áreas distintas, faça dois currículos diferentes!
4. As redes sociais profissionais são aliadas neste desafio, mantenha um perfil ativo, faça conexão com empresas que gostaria de trabalhar, promova debates produtivos, compartilhe e crie conteúdos que se identifica e que possui domínio para falar.
5. Procure por cursos que possam complementar e destacar seu currículo, hoje existem muitas opções de cursos presenciais e online gratuitos. Candidatos que constantemente buscam se atualizar ganham pontos com os recrutadores.
6. Nos sites de emprego, mantenha atualizada a data de edição do seu currículo, aqueles que estão com data recente costumam aparecer primeiro.
É percebido que a tecnologia está em todo ambiente e, ela pode ser aliada para conquistar o tão sonhado sim, por isso sempre fique antenado (a) as novidades.
As oportunidades da Talento Incluir são disponibilizadas no site, além de cadastrar o currículo é possível se candidatar para as vagas.
Eu acho desconfortável a cada 3 meses solicitar um laudo médico. porque quem reconhece que tem uma deficiência irreversível mesmo com o laudo vencido ele continua sendo PCD, caso você seja selecionado e tiver que apresentar um novo laudo é mais fácil, porque nunca sabemos quando vamos conseguir a oportunidade, se torna cansativo
Olá Isabel,
Esta é a maneira que os órgãos fiscalizadores do governo encontraram para poder validar o enquadramento das pessoas com deficiência. Isso também se dá ao avanço da tecnologia que proporciona mais possibilidades de melhora para determinados diagnósticos.
No Chile, por exemplo que é responsável pela emissão dos laudos médicos que próprio medico do governo que atesta quais deficiências já estão válidas para lei. Por enquanto, aqui no Brasil o próprio candidato é responsável pela emissão do laudo e somente na fiscalização a empresa fica sabendo se o o profissional foi aceito para cumprimento da lei ou não.
Ainda temos muitas coisas para melhorar e, o assunto laudo médico é uma delas.