Dia 21 de setembro é dia da Luta da Pessoa com Deficiência, data que reforça a importância da inclusão em todos os âmbitos da sociedade.

Tratando-se da inclusão no trabalho, já de conhecimento que grande parte as empresas não cumprem a lei de cotas. Do total de 1 milhão de vagas abertas anualmente, aproximadamente 430 mil estão ocupadas e, menos de 10% dos postos de liderança são ocupados por pessoas com deficiência.  Se não fosse pela lei, certamente este número de pessoas contratadas seria ainda menor.

É necessário falar sobre os ganhos com a diversidade para as empresas perceberem a necessidade de incluir, desenvolver a cultura de inclusão é extremamente importante para que as pessoas com deficiência permaneçam na empresa e possam se desenvolver. Se não houver inclusão a diversidade não fica!

Para que a inclusão no ambiente de trabalho seja sustentável, contrate pelo perfil, “ah, mas minha empresa não tem acessibilidade para todas as deficiências” entenda junto com a pessoa quais as adaptações que ela precisa, é mais inteligente desenvolver a acessibilidade juntos, envolva outras áreas, peça ajuda para o TI, área de facilities, segurança, faça benchmarking com outras empresas e traga para sua as melhores práticas.

São tantos os desafios que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente, escolas que não são inclusivas, saúde precária, acessibilidade inexistente e, a sua empresa pode ter a chance de incluir um profissional com deficiência e transformar a realidade de vida desta pessoa. Incluir com este objetivo é muito mais sensato e produtivo.