A diversidade abrange as diferenças entre os indivíduos, como aspectos de gênero, físicos, socioeconômicos, culturais, deficiências, entre outros. Essas diferenças são importantes e devem ser respeitadas, inclusive no âmbito profissional.


Uma organização que investe em diversidade tem vantagens no âmbito organizacional no que se refere ao desempenho da equipe e à imagem, sendo vista como agente de transformação social.



Uma pesquisa realizada pela Forbes Insights, nos Estados Unidos, indicou que 85% dos entrevistados acreditavam que a diversidade em um ambiente de trabalho é importante para a inovação nas empresas. Nesta mesma pesquisa, 65% dos entrevistados afirmaram ter programas de recrutamento e seleção específicos para a diversidade. No entanto, muitas empresas ainda precisam se atentar ao processo de recrutamento e seleção para conseguir um quadro de colaboradores mais diverso.



Separamos a seguir algumas dicas para o recrutamento de profissionais com deficiência.




Dicas para o recrutamento de profissionais com deficiência


Incentive processos seletivos exclusivos para profissionais com deficiência! Quando a empresa precisa contratar este perfil, é preciso realizar ações de atração e contratações de forma intencional.



Busque profissionais além do ambiente digital e promova a marca da empresa em lugares que são frequentados por pessoas com deficiência.



Faça divulgação diferenciada! “Vaga PCD” não é um cargo! Assim como qualquer pessoa, os profissionais com deficiência devem ser atraídos pela cultura da empresa, atividades e desafios que a vaga propõe.



Quer conhecer mais sobre processo seletivo para profissionais com deficiência, acesse o site da Talento Incluir.