Anteriormente  falamos aqui sobre o cuidado e atenção que se deve ter na divulgação acessível das vagas para atrair profissionais com deficiência (PcD).

Devido ao trabalho home office, grande parte dos RHs tem praticado entrevistas de forma remota, o que até bem pouco atrás  era inviável para muitas empresas.

O que vemos agora é que, apesar desta mudança repentina, os processos seletivos continuam acontecendo e as empresas que precisam incluir profissionais com deficiência para atender à legislação, tem uma boa oportunidade para continuar com as ações de contratação. As ferramentas digitais têm ampliado as chances para que os candidatos sejam avaliados em todo seu potencial. Isso é ótimo!

Separamos abaixo algumas dicas para que essas entrevistas sejam mais inclusivas:

Dicas para seleção online de profissionais com deficiência (PcD)

1. Procure saber se a ferramenta utilizada para entrevista é acessível para aquela pessoa que será entrevistada.

2. Antes de começar, pergunte e tente conhecer as necessidades e as limitações que deficiência dessa pessoa ocasiona.

3. Lembre-se que pessoas com mesmos diagnósticos podem apresentar necessidades e sequelas diferentes. Ao entender essas necessidades, providencie os ajustes e ferramentas adequadas para avaliação.

4. Pessoas surdas podem precisar do recurso de interpretação de Libras! Mesmo que a família se coloque a disposição para fazer a esse papel, dê preferência por um interprete neutro, assim a avaliação não é afetada pela visão da família. 

5. Pessoas cegas precisam ser inseridas dentro do contexto visual, e a audiodescrição tem esse papel de apresentar e contextualizar as imagens. No momento da sua apresentação e na apresentação da empresa invista em detalhes que possam ser úteis, mas que não são óbvios para uma pessoa que não enxerga.

6. Pessoas com deficiência intelectual podem precisar de um suporte para acessar a ferramenta para realizar a entrevista, passe as informações de forma objetiva e com clareza, se necessário elabore um passo-a-passo que a pessoa com deficiência possa contar com a ajuda de um familiar.

7. Na entrevista online, pessoas com deficiência física podem não precisar de recursos, porém vale levantar também as necessidades e limitações. Se a empresa tem o objetivo de voltar as atividades presenciais, é preciso preparar-se para recebê-la.

Ainda tem dúvidas de como desenvolver um processo de avaliação online para pessoas com deficiência? Entre em contato conosco!