No dicionário a palavra diversidade significa: diferente, diversificado, não semelhante, multiplicidade.

Neste sentido, ter colaboradores com diferentes pensamentos, culturas, etnias, opiniões e deficiências permite que a empresa se torne mais plural, produtiva e inovadora. O resultado dessa mistura traz benefícios para todos que fazem parte da organização.

Da mesma forma que temos visto um esforço por parte de algumas empresas para desenvolver uma cultura mais inclusiva, por outro laudo, trabalhar em uma empresa inclusiva começa a aparecer no critério dos candidatos quando se candidatam para uma vaga de trabalho. Pesquisa realizada pela empresa Deloitte revelou que 23% das pessoas entrevistadas já deixaram seus empregos para trabalhar em empresas mais inclusivas.

Veja abaixo algumas dicas de como a sua empresa pode promover a diversidade e inclusão

1. Avalie e mensure o quadro de colaboradores da sua empresa. Fazer um diagnóstico ajuda a traçar ações a partir da atual realidade e necessidade.


2. Trabalhe a cultura inclusiva. Sua empresa valoriza e respeita a diversidade? Contratar pessoas diversas não será sustentável se o ambiente não é inclusivo.


3. Desenvolva processo seletivo acessível e inclusivo para todas as pessoas. Avalie a forma que sua empresa divulga as vagas, fortaleça sua marca e cuide da acessibilidade.


4. Considerar acessibilidade no início do programa reduz custos.  Ter um ambiente, sistemas e comunicação acessível é fundamental para incluir pessoas com deficiência, acessibilidade é lei e ter ambiente inclusivo também significa ser acessível.


Assista nosso webinar: Cuide das pessoas e mantenha a produtividade, como a participação da Mariane Guerra da empresa ADP, ela é VP de recursos humanos para América Latina.