Certamente uma das áreas mais afetadas em uma empresa com essa nova realidade de isolamento social e home office é a de RH. Afinal,  além de ter a missão de assegurar a saúde dos colaboradores diante da pandemia, é necessário manter em andamento todas as atividades, incluindo a complexidade que envolve as  contratações.


O processo seletivo virtual até março não era um formato adotado naturalmente pelas empresas. Logo,  tem sido fundamental para os profissionais de RH, buscar, entender e usufruir de todas as possibilidades que as ferramentas digitais podem proporcionar.


As ferramentas digitais atuais podem ajudar muito a garantir qualidade do processo seletivo e a equidade nas oportunidades para todas as pessoas. Afinal, se já era um desafio incluir a diversidade, como por exemplo pessoas com deficiência no processo seletivo, o desafio pode ser ainda maior se o RH não estiver preparado para incluir.



Detalhes importantes para atrair pessoas com deficiência (PcD)


É necessário ter atenção desde o início do processo de divulgação, garantir que as postagens das vagas tenham acessibilidade, por exemplo, para que que o leitor de tela da pessoa cega possa fazer a leitura das imagens através audiodescrição. Se sua vaga não tem acessibilidade, as pessoas com determinados tipos de deficiência sequer terão a oportunidade em enviar seus currículos.


Se os testes psicológicos ou de conhecimentos fazem parte da etapa da validação inicial da sua empresa, realize adaptação e acessibilidade dos testes e se necessário repense se de fato eles devem ser eliminatórios. Afinal, uma pessoa com deficiência física com a coordenação motora de membros afetada, poderá ter o intelecto preservado, mas levará mais tempo para preencher. Já uma pessoa surda alfabetizada em Libras, terá dificuldades de responder se não contar com a ajuda de um intérprete de Libras.


Esses são apenas alguns detalhes que podem facilitar o acesso das pessoas com deficiência a se candidatarem às vagas. Consulte nosso blog para ter acesso a outras sugestões para processos seletivos inclusivos.