Basta olhar no calendário para descobrir que todo dia se comemora alguma data importante e existem algumas situações que apenas um dia não basta. E é isso que ocorre em setembro, o mês da pessoa com deficiência: durante 30 dias são realizadas ações diversas para chamar a atenção para esse tema tão importante.

É interessante destacar que o mês da pessoa com deficiência não foi escolhido de forma aleatória. Ele está próximo ao início da primavera, estação em que as flores começam a nascer. Simbolicamente, ele representaria o nascimento, renovação da luta dos pessoas com deficiência por direitos iguais, reconhecimento de suas capacidades e a inclusão na sociedade de forma igualitária e sem preconceitos.

Ainda em setembro, mais precisamente no dia 21, é celebrado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, data criada por movimentos sociais que queriam dar notoriedade para a diversidade e inclusão. A lei Nº 11.133, que institui a comemoração, foi instituída em 1982, porém, sua oficialização só foi realizada em 14 de julho de 2005.

O mês da pessoa com deficiência inclui também dias específicos para enfatizar outros aspectos relacionados à deficiência, como o Dia da Língua Brasileira de Sinais – Libras (10), Dia Nacional do Cego (17), Dia Nacional de Luta pelos seus Direitos (21) e o Dia Nacional do Surdo (26).

Atividades no mês da pessoa com deficiência

A data, se ficar apenas no calendário, acaba perdendo o seu intuito de transmitir informação sobre a deficiência e contribuir para inclusão das pessoas. Para que seja lembrada e possa promover a discussão na sociedade, durante o período sempre acontecem diversos eventos.

Na cidade de São Paulo também acontecerão eventos que reforçam a data e para isso haverá um calendário especial que contempla 23 ações e eventos em diferentes pontos da cidade. Estão envolvidos nas atividades a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Controladoria Geral do Município, Associação de Surdos de São Paulo, do Centro Cultural Cidade Tiradentes e da Câmara de Comércio LGBT.

A Talento Incluir comemora o mês da pessoa com deficiência

A Talento Incluir é uma consultoria de inclusão e não poderia deixar esse mês passar em branco. Ela preparou alguns eventos para empresas que estão aprendendo sobre diversidade e para aquelas que desejam dar os primeiros passos na inclusão.

Durante o período, serão realizadas ações estimulação dar visibilidade para inclusão das pessoas com deficiência. Saiba um pouco sobre o que esperar: 

  • Inserções artísticas com pessoas com deficiência
  • Pílulas em formato de vídeo para compartilhar as ações e conquistas
  • Quick massage com profissionais cegos
  • Vivência inclusiva para fortalecer os pilares da diversidade
  • Palestra com uma consultora para motivar e promover a inclusão com naturalidade
  • Reunião com alta liderança
  • Roda de conversa sobre empregabilidade de PCD
  • Assessoria inclusiva para estruturar um programa de inclusão customizado
  • Game Árvore da Diversidade para estimular e promover as primeiras conversas de diversidade e inclusão

Se você deseja celebrar o mês da pessoa com deficiência e participar das ações realizadas pela Talento Incluir, é só se cadastrar aqui.