Quando se fala em inclusão de pessoas com deficiência, muitas empresas ainda acreditam que basta colocar um banheiro adaptado e uma rampa que já fizeram a sua parte. Mas isso está longe de ser o bastante. Com os diferentes tipos de acessibilidade existentes, é preciso muito mais do que isso para atingir o objetivo.

É preciso que a integração seja completa e garanta autonomia para os colaboradores com deficiência e, nesse caso, pensar apenas na estrutura física é pouco. Deve-se considerar ferramentas de trabalho, comunicação, atitudes e outros.

Por isso é que existem diferentes tipos de acessibilidade; cada um visa incluir as pessoas com deficiência na sociedade satisfazendo as necessidades em diferentes aspectos e campos.

Tipos de acessibilidade existentes


Para saber se a sua empresa cumpre com todos os tipos de acessibilidade e pode se considerar inclusiva ou se está caminhando para isso, veja alguns dos tipos existentes:

Acessibilidade atitudinal


Está relacionada à atitude das pessoas da empresa, ou seja, quando conseguem perceber os outros sem criar estereótipos ou preconceitos. Para que ela ocorra é preciso conscientizar os colaboradores e os gestores devem adotar medidas que visem a inclusão.

Acessibilidade arquitetônica


Esse talvez seja um dos tipos de acessibilidade mais lembrados, pois trata das barreiras físicas que muitas vezes impedem a locomoção como falta de rampas, sinalização em braille e outros.

É necessário que o espaço siga as regras do desenho universal ou seja, adaptado para que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam circular por ele com autonomia.

Acessibilidade programática


Está relacionada as normais, leis e regimentos por exemplo, no momento de desenvolver políticas internas é necessário identificar se essas regras respeitam e atendem as necessidades das pessoas com deficiência, e se necessário, utilizar adaptações razoáveis para incluir a todos.

Acessibilidade metodológica


Ela está relacionada aos procedimentos, por exemplo, os processos seletivos com testes e dinâmicas de grupo permitem que todas as pessoas participem plenamente? Se não for acessível para todos existe a barreira metodológica, será necessário repensar o procedimento de avaliação.

Acessibilidade instrumental


Permite que o colaborador tenha acesso a ferramentas para que possa realizar o seu trabalho. Por exemplo, uma pessoa cega que trabalha na área administrativa precisará um software que faça leitura. Já uma pessoa com deficiência física que trabalha na produção pode necessitar de um banco com altura diferenciada para sentar, entre outros.

Acessibilidade comunicacional


Esta ligada a comunicação, para garantir que a  mensagem da sua empresa chegue para todos, além dos recursos escritos, e visuais é necessário implementar por exemplo, audiodescrição de imagens para pessoas cegas,  legendas e LIBRAS para pessoas surdas.

Acessibilidade natural


É tudo que está relacionado à natureza, por exemplo praias, trilhas, todos os recursos naturais que encontramos por aí, esta acessibilidade está ligada por exemplo quando moramos em uma área rural e temos que nos descolar para os centros urbanos para trabalhar.

Como garantir os diferentes tipos de acessibilidade


As empresas podem oferecer a seus colaboradores todos os tipos de acessibilidade existentes, mas esse pode ser um processo  que exigirá o envolvimento de todos os membros, principalmente dos gestores.

O primeiro passo é trabalhar para se ter uma empresa inclusiva, com uma cultura que visa agregar e que contrata pessoas com deficiência por suas qualificações e não por obrigação. As mudanças de atitude e a quebra do preconceito facilitam o processo.

Em paralelo, é necessário fazer um levantamento do que se deve fazer para que a acessibilidade se torne viável com um diagnóstico e elaboração de um projeto. Quando esse for colocado em prática, a acessibilidade começa a aparecer, entretanto, esse ciclo nunca deve ser quebrado uma vez que constantemente surgem inovações que podem beneficiar a quem necessita.

Os mais variados tipos de acessibilidade podem se tornar uma realidade em qualquer empresa, basta que haja envolvimento da liderança e adoção desse pensamento na cultura organizacional.

Quer saber se sua empresa conta com os tipos de acessibilidade necessários? Entre em contato com a gente!