Já estamos em um novo mundo. A evolução e as transformações já vinham sendo notadas principalmente na tecnologia, os impactos foram sentidos e a partir desta pandemia as empresas e as pessoas tiveram que se adaptar muito rapidamente, focando no digital e em novos modelos de treinamentos online.


O que antes gerava dúvida nos gestores, como falta de engajamento, produtividade e capacitação técnica, foram colocados a prova neste momento que estamos vivendo. Processos burocráticos de implementação do modelo home office foram acelerados e implementados muito rapidamente, sem tempo para testes.  E parece que deu certo.


Mais do que nunca é hora de falar sobre Diversidade e Inclusão. Para isso é necessário o apoio de profissionais de Desenvolvimento Humano junto aos gestores diante do tema, seja capacitando-os para realização de uma liderança inclusiva, ou desenvolvendo ações individuais para o progresso coletivo, valorizando qualidades pessoais. É esse atendimento e acolhimento que que faz um colaborador preferir ficar na empresa mesmo tendo a oportunidade de sair. Um estudo realizado pela Deloitte em 2017,  apontou que 23% dos entrevistados disseram já ter deixado empregos para entrar em empresas mais inclusivas. Não valorizar a diversidade e inclusão é perder talentos!


Diante deste novo cenário, a experiência que observamos é que as grandes empresas mantiveram nas suas agendas  os treinamentos online sobre o tema. Esse comportamento proporciona aprendizado que fortalece os valores da empresa, amplia a consciência dos colaboradores para os desafios atuais e coloca as pessoas no centro das ações e decisões da empresa.




Impactos dos treinamentos online sobre Diversidade e Inclusão


1. CORAGEM e HUMANIZAÇÃO: Esse momento desafiador nos trouxe mais coragem para implementar projetos guardados, como por exemplo o home office ou o call center, que devido à atual necessidade, teve a oportunidade de atender clientes sem scripts e de forma mais humanizada. Estamos usando ferramentas que não imaginamos que íamos utilizar, e utilizando serviços de formas diferentes. Isso nos trouxe novas perspectivas como também evidenciou as nossas fragilidades.



2. VALORES NA PRÁTICA E DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS: Atualmente as prioridades das pessoas também são outras e isto está muito mais ligado as necessidades básicas, como  saúde, segurança e valores.  E nessa hora que vem a pergunta: A empresa onde trabalho pratica os valores que sempre estiveram nos avisos de parede? Como empresa, precisamos avaliar  como podemos melhor acolher e preparar os colaboradores, tanto do ponto de vista do RH e dos gestores, mantendo a saúde mental das pessoas, desenvolvendo as habilidades técnicas e comportamentais para o desempenho das tarefas.


Neste momento, os valores de cada empresa estão sendo analisados o tempo todo por clientes e colaboradores. O discurso de Diversidade e Inclusão precisa ser praticado, e aquelas que tiverem nos seus valores a cultura de inclusão serão futuramente as empresas lembradas tanto por clientes quanto por colaboradores.



3 . DESBUROCRATIZAÇÃO ATRAVÉS DO DIGITAL: Os treinamentos online possibilitam uma abrangência maior, transpassam a barreira  geográfica, otimizam tempo e reduzem custo de logística.


Este momento de isolamento social, de certa forma, simula o processo de exclusão vivido pelas pessoas com deficiência (PcD) e nos permite ser mais abertos ao tema. Sabemos que grande parte das empresas está trabalhando no esquema home office, e a tecnologia pode ser usada a favor da Diversidade e Inclusão, proporcionando a segurança que este momento necessita, seja para introduzir o tema ou fortalecer as ações já planejadas. O ambiente digital pode proporcionar uma aprendizagem acessível, dinâmico e personalizado!



Sua empresa entende a necessidade e os impactos de falar sobre diversidade e inclusão no modelo digital, mas precisa de ajuda neste desafio, entre em contato com a Talento Incluir e conheça nossos treinamentos online.