Já estamos em um novo mundo. A evolução e as transformações já vinham sendo notadas principalmente na tecnologia, os impactos foram sentidos e a partir desta pandemia as empresas e as pessoas tiveram que se adaptar muito rapidamente, focando no digital e em novos modelos de treinamentos online.
O que antes gerava dúvida nos gestores, como falta de engajamento, produtividade e capacitação técnica, foram colocados a prova neste momento que estamos vivendo. Processos burocráticos de implementação do modelo home office foram acelerados e implementados muito rapidamente, sem tempo para testes. E parece que deu certo.
Mais do que nunca é hora de falar sobre Diversidade e Inclusão. Para isso é necessário o apoio de profissionais de Desenvolvimento Humano junto aos gestores diante do tema, seja capacitando-os para realização de uma liderança inclusiva, ou desenvolvendo ações individuais para o progresso coletivo, valorizando qualidades pessoais. É esse atendimento e acolhimento que que faz um colaborador preferir ficar na empresa mesmo tendo a oportunidade de sair. Um estudo realizado pela Deloitte em 2017, apontou que 23% dos entrevistados disseram já ter deixado empregos para entrar em empresas mais inclusivas. Não valorizar a diversidade e inclusão é perder talentos!
Diante deste novo cenário, a experiência que observamos é que as grandes empresas mantiveram nas suas agendas os treinamentos online sobre o tema. Esse comportamento proporciona aprendizado que fortalece os valores da empresa, amplia a consciência dos colaboradores para os desafios atuais e coloca as pessoas no centro das ações e decisões da empresa.
Impactos dos treinamentos online sobre Diversidade e Inclusão
1. CORAGEM e HUMANIZAÇÃO: Esse momento desafiador nos trouxe mais coragem para implementar projetos guardados, como por exemplo o home office ou o call center, que devido à atual necessidade, teve a oportunidade de atender clientes sem scripts e de forma mais humanizada. Estamos usando ferramentas que não imaginamos que íamos utilizar, e utilizando serviços de formas diferentes. Isso nos trouxe novas perspectivas como também evidenciou as nossas fragilidades.
2. VALORES NA PRÁTICA E DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS: Atualmente as prioridades das pessoas também são outras e isto está muito mais ligado as necessidades básicas, como saúde, segurança e valores. E nessa hora que vem a pergunta: A empresa onde trabalho pratica os valores que sempre estiveram nos avisos de parede? Como empresa, precisamos avaliar como podemos melhor acolher e preparar os colaboradores, tanto do ponto de vista do RH e dos gestores, mantendo a saúde mental das pessoas, desenvolvendo as habilidades técnicas e comportamentais para o desempenho das tarefas.
Neste momento, os valores de cada empresa estão sendo analisados o tempo todo por clientes e colaboradores. O discurso de Diversidade e Inclusão precisa ser praticado, e aquelas que tiverem nos seus valores a cultura de inclusão serão futuramente as empresas lembradas tanto por clientes quanto por colaboradores.
3 . DESBUROCRATIZAÇÃO ATRAVÉS DO DIGITAL: Os treinamentos online possibilitam uma abrangência maior, transpassam a barreira geográfica, otimizam tempo e reduzem custo de logística.
Este momento de isolamento social, de certa forma, simula o processo de exclusão vivido pelas pessoas com deficiência (PcD) e nos permite ser mais abertos ao tema. Sabemos que grande parte das empresas está trabalhando no esquema home office, e a tecnologia pode ser usada a favor da Diversidade e Inclusão, proporcionando a segurança que este momento necessita, seja para introduzir o tema ou fortalecer as ações já planejadas. O ambiente digital pode proporcionar uma aprendizagem acessível, dinâmico e personalizado!
Sua empresa entende a necessidade e os impactos de falar sobre diversidade e inclusão no modelo digital, mas precisa de ajuda neste desafio, entre em contato com a Talento Incluir e conheça nossos treinamentos online.
Interesse em participar dos treinamento online
Bom Dia
Prezada sei a importancia da inclusão e e algo que sempre teremos quer ficar a frente de todos ,pois não acesso não siguinifica em incapacidade de alcansar o saber.
Gostaria de saber se, vocês percebem alguma evolução em relação ao envolvimento das lideranças, dentro das empresas, na aceitação do deficiente? E, se os RHs das empresas, realmente, acreditam que todos merecem as mesmas oportunidades, ou se ainda estão mais preocupados em preencher suas cotas?
Olá Ana, é possível notar uma movimentação das empresas com a causa. E neste momento devido a pandemia muitas atividades foram facilitadas devido ao digital e neste sentido, percebemos as lideranças mais participativas nos treinamentos sobre inclusão.
É um caminho a ser percorrido, mas empresas estão começando a entender que valorizar a inclusão é urgente e necessário.
O RH é a porta de entrada dos talentos com deficiência, a área precisa estar em constante capacitação e não permitir que a falta de informação e os vieses interfiram no processo de seleção. A responsabilidade do programa de inclusão é de todos e cada área de Contriobuir de acordo com suas expertises.